Mapeando Ocorrências
Aproximadamente um a cada dois jogadores negros das principais divisões de futebol do Brasil já sofreram alguma forma de racismo durante o exercício da sua profissão. Este levantamento foi feito após uma pesquisa do programa Globo Esporte, que entrevistou de forma anônima os 161 atletas que se denominam negros nas três principais divisões do futebol nacional (Séries A,B e C).

Frequência dos Estados onde atletas responderam já terem sofrido racismo durante o exercício da sua profissão
Fonte: Globo Esporte
Fato que não é isolado e especial do futebol. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano passado o Brasil teve uma média de quase 21 denúncias por dia de injúria racial, os dados são de ocorrências registradas pela Polícia Civil. Ao todo o relatório traz que em 2018 foram 7.616 ocorrências.
Estados em que ocorreram casos de racismo no Brasil entre 2014 e 2018
Fonte: Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Por: João Eduardo Pereira
Fato em comum em muitos bancos de dados é o Estado do Rio Grande do Sul liderar o ranking de Estados com maior números de ocorrências. Segundo os relatórios do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, nos 5 anos analisados (entre 2014 e 2018), o Estado lidera com 27 casos. No levantamento realizado pelo Globo Esporte o Estado fica também em primeiro, com 20,5% dos casos, quase o dobro do segundo Estado, São Paulo com 10,8%

Em 2018, foram 7.616 denúncias por injúria racial no Brasil. Uma média de quase 21 denúncias por dia
Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Foto: Vinicius do Prado
Segundo o pesquisador e idealizador do projeto do Observatório, Marcelo Carvalho, os dados do observatório são apenas um recorte do cenário, tanto do esporte, tanto da sociedade “o relatório é um indicativo do problema, a gente tem em mente que os números de casos são maiores, mas nem sempre são noticiados”.
Números totais de casos apurado pelo Observatório
Fonte: Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Por: João Eduardo Pereira